SISTEMA DE LINHA DE VIDA

No Brasil há pouco conhecimento disseminado sobre segmento de trabalho em altura. Existe uma grande carência de informações. Por isso, muitas vezes as pessoas que solicitam orçamentos de sistema de linha de vida se deparam com diversas dúvidas sobre o equipamento. Pensando nisso, decidimos desenvolver este conteúdo com as principais dúvidas que surgem logo no início da busca por sistemas de linha de vida.

Consideramos o sistema de linha de vida um assunto muito sério. Trata-se de um equipamento que valoriza em primeiro lugar a vida.

 

 

 

 

linha de vida

 

Você deve solicitar ao seu fornecedor, apenas três informações básicas.


• Quantos usuários podem trabalhar conectados simultaneamente na linha de vida.
• Quais as forças repassadas para as ancoragens no evento de uma queda?
• Qual a flecha máxima gerada na linha e portanto a ZLQ necessária?

Com essas informações podemos visualizar que quando ganhamos de um lado, perdemos de outro. Ou seja, em situações normais, quanto maior a flecha, menor a força repassada para as ancoragens.

Para responder as perguntas acima você precisa saber:

1) Quantos usuários precisam acessar a linha de vida simultaneamente.

2) A resistência da sua estrutura e compatibilidade com as ancoragens da linha de vida.

3) A zona livre de queda (ZLQ) que você possui, considerando a flecha da linha de vida, o comprimento máximo do trabalhador e o comprimento máximo do talabarte ou outro meio de conexão com a linha de vida. Adicione 1 metro no valor obtido, como margem de segurança.

Obviamente outras características devem entrar em jogo na hora da decisão final de compra, como garantia, reputação da empresa, durabilidade, material de construção, acabamento e facilidade de uso.