RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

É comum ocorrem acidentes no ambiente de trabalho que poderiam ser evitados. Caso houvesse atenção especial, por parte dos empregadores e de todos os que estão expostos ao risco.

Ainda que as empresas invistam em Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), se os colaboradores não estiverem preparados e dispostos a aderirem ao uso desses, a chance de acontecer um acidente é muito grande.

Saiba mais, baixe esse material completo: http://bit.ly/28STpEl

Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo sobre a conscientização das pessoas quanto aos riscos no ambiente de trabalho e como eliminar seus efeitos negativos através da utilização de equipamentos de proteção.

1)    Identifique os riscos

Primeiramente, analise e mapeie os possíveis riscos no ambiente de trabalho. Como, por exemplo, riscos ergométricos, trabalho em altura, aproximação de locais tóxicos, entre outros. Após identificá-los e ponderá-los, estabeleça todas as medidas necessárias para evitar que estes causem a algum acidente.

Durante a análise é importante verificar se a sua empresa atende de maneira completa todos os requisitos normativos vigentes.
 

2)    Comunique os riscos

Ao comunicar os riscos aos envolvidos, utilize uma linguagem simples e clara para que todos, independentemente, do nível hierárquico ou escolaridade, possam compreender. Uma dica é utilizar ilustrações que estejam dentro da realidade do seu ambiente. Pois, essas proporcionarão uma visão mais objetiva e realista ao colaborador.

É de extrema importância que os riscos sejam revistos e retransmitidos com frequência. A fim de evitar que caiam no esquecimento.

imagem-texto

 

3)    Oriente sobre a utilização dos equipamentos de proteção

É essencial orientar a todos sobre a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção individuais e coletivos. Além de educar, a empresa deve fiscalizar o bom uso dos equipamentos e advertir o colaborador quando não os utilizar ou não o fizer da maneira apropriada.

4)    Mantenha o ambiente organizado

Podemos usar como exemplo, uma situação com a qual nos deparemos com frequência ao acessar os telhados de nossos clientes. Devido à baixa periocidade com que as empresas acessam seus telhados é comum encontrarmos materiais diversos e lixo acumulado, abandonados nas coberturas.

Esses dejetos expõem nossa equipe ao risco de tropeçar, escorregar e eventualmente até mesmo sofrer uma queda do telhado.

Sendo assim, é indispensável conscientizar todos sobre a importância de manter o ambiente de trabalho organizado e limpo, seja ele externo ou interno.
Locais desorganizados tendem a aumentar as chances de ocorrer acidentes.

Saiba mais, baixe esse material: