Blog

Linha de vida temporária x Linhas de Vida permanente

Linha de vida temporária x Linhas de Vida permanente

Linha de vida temporária x Linhas de Vida permanente, como escolher a opção adequada? Entenda a diferença entre um sistema e outro.

Normalmente fabricadas com cordas ou fitas têxteis para melhor transportabilidade, a linha de vida temporária possui neste quesito sua maior fraqueza. Ancoragens têxteis tem pouca durabilidade quando comparadas a sistemas metálicos como, por exemplo, cabos de aço e trilhos rígidos para linhas de vida.

A instalação destes sistemas deve ser feita por profissionais treinados e habilitados para estas atividades justamente porque um erro de montagem pode gerar sérios riscos. As ancoragens onde será presa a Linha de Vida (seja qual for) para suportar as enormes cargas de uma possível queda, devem passar por aprovação de um PLH – profissional legalmente habilitado, como por exemplo um engenheiro civil ou mecânico com experiência e habilidade para cálculo de linhas de vida.

A linha de vida temporária é o sistema de segurança para trabalho em altura desenvolvido para atender uma atividade pontual.

É possível encontrar no mercado também linhas de vida temporárias fabricadas com cabo de aço. Estas possuem maior durabilidade se comparadas aos sistemas têxteis, porém, são mais caras e precisam de equipamentos específicos para montagem e tensionamento, além de todas as exigências citadas acima.

Leia mais Sobre Linha de Vida Aqui

As linhas de vida permanentes são indicadas para atividades de rotina como por exemplo um telhado de uma fábrica que precisa de manutenção constante e periódica para limpeza de calhas, telhas, concerto de vazamentos etc.

Estes sistemas possuem longa vida útil e devem ser instalados por empresas especializadas. Estas empresas possuem equipe própria de engenheiros e projetistas acostumados a calcular estes sistemas.

Nada ganha da experiência, por isso empresas com maior tempo de mercado, especializadas em fabricação e instalação de dispositivos de ancoragem como a Dois Dez, são a melhor escolha. Uma vez adquirido este sistema, o usuário recebe um procedimento de uso e inspeção além de um treinamento para usar a Linha de Vida com segurança. As inspeções destes sistemas devem ser feitas periodicamente com intervalos de no máximo 12 meses conforme indicado na NR35.

No fim, a atividade é o que vai dizer qual o sistema correto que você precisa. Um sistema temporário com custo inferior ao de um sistema permanente tem grandes benefícios se o local onde sua atividade será modificado constantemente e a empresa conta com equipe especializada composta por engenheiros que sabem selecionar as ancoragens com segurança.

Já para grandes áreas, com atividades rotineiras, não há dúvida de que um sistema permanente possui inúmeras vantagens já que não há a necessidade de equipes com tanta experiência, nem de engenheiros dedicados para esta atividade.

 

Veja outras postagens

Pesquisar
Categorias
Matérias