Blog

  • Home
  • Linha de Vida
  • A importância dos absorvedores de impacto nas interfaces da Linha de Vida
absorvedores de impacto

A importância dos absorvedores de impacto nas interfaces da Linha de Vida

Quando falamos de trabalho em altura, ter uma linha de vida robusta e equivalente à sua estrutura é essencial tanto para garantir a segurança dos colaboradores que exercem suas atividades naquele posto, quanto para evitar que a estrutura e os pontos de ancoragem não sejam afetados em caso de queda. E, para estar seguro nisso, é preciso olhar atentamente para uma série de fatores, e nós falaremos sobre um deles neste post, o qual merece atenção redobrada: o papel dos absorvedores de impacto nas interfaces de uma linha de vida.

Esta leitura é de suma importância e nós convidamos você a passar os próximos minutos com a gente!

As interfaces, os chamados postinhos, têm o papel de conectar os componentes da Linha de Vida, formando uma estrutura que conecta a linha de vida à estrutura existente da cobertura.

A Dois Dez trabalha com um vão de no máximo 12 metros de cabo de aço entre uma interface e a outra. Os testes em nossos sistemas de linha de vida mostraram que esse vão dá o equilíbrio perfeito entre ZLQ e o impacto repassado para a estrutura existente. Nesse conjunto, os absorvedores de impacto são protagonistas, uma vez que eles desempenham a função de, literalmente, absorver os impactos de uma queda.

Os especialistas da Dois Dez verificaram que somente um absorvedor de impacto na Linha de Vida não é o bastante. “Imagine uma Linha de Vida de 100 metros, por exemplo. Se eu tenho um absorvedor de impacto somente na extremidade dessa linha e, no lado oposto, ocorre uma queda, o dispositivo não conseguirá cumprir com sua função.

A força do impacto será distribuída, principalmente, nos postinhos próximos ao local da queda, em seguida, nas demais interfaces e, somente depois, chegará ao absorvedor de impacto. Ou seja, a estrutura e as interfaces sofrerão com aquele excesso de energia”, enfatiza Christian Camara, diretor executivo da Dois Dez.

O especialista comenta que é possível observar nos ensaios realizados pela Dois Dez que, em situações como a citada acima, muitas vezes o absorvedor de impacto não é ativado quando a queda ocorre muito longe do dispositivo. A solução para esse problema será apresentada a seguir!

Uso de absorvedores de impactos nas interfaces

Segundo estudos da Dois Dez, acoplar um absorvedor de impacto em cada uma das interfaces da Linha de Vida é a maneira correta de garantir com que a energia gerada em uma queda seja realmente absorvida, sem trazer riscos para o colaborador e minimizando exponencialmente o impacto gerado na estrutura.

“Em situações normais, a queda de um usuário pode gerar até 6 kn no ponto onde ocorrer esta queda na linha de vida. Esse impacto, numa linha de vida mal dimensionada ou com absorvedores de impacto ineficientes, pode elevar essa força de impacto para mais de 4 mil quilos em cada ancoragem da linha de vida. Esse impacto, consequentemente, é diretamente repassado para a estrutura.

Com o sistema da Dois Dez, esse impacto passa a ser de 1.000 kg a 1.500 kg. E nós só conseguimos ter essa certeza porque investimos em testes de nossos produtos, prevendo, de forma realista, quais os impactos gerados em caso de queda”, esclarece Christian.

Eficácia comprovada por meio de ensaios

O uso de absorvedores de impactos nas interfaces é muito recente no mercado nacional e, sem dúvidas, um grande diferencial da Dois Dez.

Para entender a eficácia das Linhas de Vida instaladas em sua empresa é preciso saber, de forma comprovada por meio de ensaios certificados, qual o impacto gerado na estrutura em caso de queda e se essa energia é compatível com a sua estrutura.

A partir do momento que você tem uma Linha de Vida sem um sistema eficiente de absorção de impacto, a carga repassada para as interfaces é altíssima, aumentando as chances de haver uma falha em alguns dos componentes ou na estrutura onde a interface foi fixada no momento da queda e, consequentemente, colocando o seu colaborador em risco.

Se tiver dúvidas sobre esse tema, os especialistas da Dois Dez estão à disposição para esclarecê-las.

Clique aqui para falar com um deles pelo WhatsApp.

Veja outras postagens

Pesquisar
Categorias
Matérias