Blog

Como criar uma cultura de segurança positiva

Como criar uma cultura de segurança positiva na empresa

A Cultura de Segurança Positiva inclui o desenvolvimento e implantação de regras e tornar públicas as orientações de segurança no ambiente de trabalho, até então são tarefas simples. Difícil é fazer com que toda a empresa absorva essas informações de maneira habitual, tornando a prevenção de acidentes uma tarefa automática e de responsabilidade de todos.

Reunimos cinco dicas para ajudar os gestores de segurança nessa missão. Os pontos abaixo são fundamentais para a criação e manutenção de uma cultura de segurança positiva dentro de uma empresa:

  1. Mentalidade prática

    É importante que mesmo em um cargo de gestão, sua equipe perceba que você entende dos riscos inerentes às atividades cotidianas e portanto, fala com conhecimento de causa;

  2. Envolvimento

    Esteja sempre atento a novas maneiras de engajar a equipe, para que se tornem replicadores dos conteúdos de segurança e prevenção de acidentes. Inicie a reunião diária contando uma história, ao invés de somente mostrar estatísticas, por exemplo. Isso para gerar identificação com seu público. Busque ser mais lúdico e humano ao tratar o tema. Outra forma de engajá-los é fazendo elogios para trabalhadores que lidaram bem com alguma situação de risco, ou trouxeram soluções interessantes.

  3. Avaliação diária

    Ao iniciar o trabalho, o responsável pela segurança reúne a equipe para tratar da atividade do dia. Esse momento é chamado de DDS (Diálogo Diário de Segurança). Algo rápido, de 10 a 15 minutos, mas que tem o objetivo de avaliar os riscos envolvidos na atividade e também compartilhar experiências. Encoraje a equipe a contar sobre situações solucionadas por eles, ou novos riscos identificados;

  4. Treinamentos periódicos

    Ter uma vasta experiência em determinada função não significa estar preparado para aplicar um treinamento para iniciantes, por exemplo. Como responsável legal pela segurança de todos os funcionários, é fundamental que engenheiros e técnicos de segurança se mantenham atualizados. Participe de treinamentos oferecidos pelos fornecedores de equipamentos, serviços, ou matéria-prima.

  5. Especialize-se

    Os cursos de segurança são bastante generalistas. Busque especializar-se na prevenção de acidentes e análise de riscos relativos à área que sua empresa atua. Nós da Dois Dez, por exemplo, somos especialistas em Segurança para Trabalho em Altura.

Veja outras postagens

Pesquisar
Categorias
Matérias