Blog

  • Home
  • Sistemas de Ancoragem
  • Inspeções periódicas em dispositivos de ancoragem para proteção de quedas: entenda melhor sobre esse importante assunto!

Inspeções periódicas em dispositivos de ancoragem para proteção de quedas: entenda melhor sobre esse importante assunto!

O trabalho em altura merece sempre uma atenção em especial no dia a dia das empresas, por isso existe uma série de assuntos que são super relevantes quando falamos sobre esse tema, dentre eles está a importância das inspeções periódicas nos Dispositivos de Ancoragem para proteção de quedas, como por exemplo as Linhas de Vida e Olhais de Ancoragem.

Confira esta leitura que preparamos para você!

 

A Norma Regulamentadora (NR) 35, que trata sobre o Trabalho em Altura, traz em seu descritivo diversas exigências visando algo em comum: a segurança do trabalhador que faz suas atividades em altura. Dentre os tópicos dessa legislação, o Anexo II, item 3.1.2, fala sobre as inspeções periódicas do sistema de ancoragem que visa proteger o profissional de possíveis quedas.

Essa regulamentação não é em vão. Pense em nossos automóveis, por exemplo: se mantemos uma revisão periódica do seu funcionamento, esse cuidado evita acidentes graves que poderiam acontecer por falha técnica. O mesmo acontece nos equipamentos que protegem seu colaborador no trabalho em altura.

Em resumo, os sistemas de ancoragem são desenvolvidos para proteger a vida do profissional. Existe uma série de fatores que podem levar a deterioração de sua estrutura, tais como estar exposto a intempéries como clima, uso constante, contaminação química do ambiente onde estão instalados, dentre tantos outros.

Essa inspeção visa identificar, de forma precoce, qualquer problema que exista no sistema, antes que ele se torne um perigo para o usuário. Assim, é possível garantir que, mesmo depois de muitos anos de uso, o sistema continue funcionando dentro do previsto. Como estamos falando sobre a vida das pessoas que utilizam Linhas de Vida e Dispositivos de Ancoragem em geral, todo cuidado é pouco.

 

Se sua pergunta é: o que minha empresa deve fazer para manter as inspeções em dia, continue por aqui!

A primeira coisa que queremos reforçar é: deixar de cumprir com essa exigência da NR35, significa estar em não conformidade com a lei. Mas, não basta cumprir com o tópico que diz que as inspeções devem ser realizadas a cada doze meses. Isso porque, como já comentamos, alguns fatores de uso podem exigir que essa revisão seja realizada com periodicidade reduzida.

Por isso, o primeiro passo é cumprir com a orientação do seu fabricante e do instalador. Na Dois Dez, por exemplo, existe um time que acompanha os vencimentos das inspeções dos clientes, que os avisa com antecedência da necessidade dessa revisão, para que haja um preparo para esse investimento. Além disso, a empresa possui uma solução tecnológica que faz a gestão do tempo de vida dos equipamentos, armazena dados de utilização e avisa sobre os prazos das inspeções.

E o que é revisto nas inspeções?

Assim como nos veículos, a inspeção tem características próprias para cada tipo de equipamento. Mas, em geral, é verificado itens como:

  • Situação e integridade do cabo de aço;
  • Se o sistema foi sobrecarregado ou usado indevidamente;
  • Avaliação da estrutura metálica do equipamento;
  • Deformidades na estrutura;
  • Danos por descargas atmosféricas;
  • Análise documental do projeto conforme instalação;
  • Inspeção visual do sistema (composição dos materiais, dispositivos, acessórios, compatibilidade com a estrutura);
  • Verificação da rastreabilidade do sistema;
  • Torqueamento por amostragem;
  • Teste de carga em concreto.

 

Por fim, outro ponto importante é que seus colaboradores registrem corretamente os quase acidentes que ocorreram durante o uso dos equipamentos, pois após uma queda o sistema deve ser, obrigatoriamente, inspecionado e reparado, já que muitos componentes possuem a finalidade de deformar para absorver o impacto gerado pela queda e uma vez ativados eles precisam ser trocados. Falaremos futuramente sobre esse tema aqui em nosso canal de notícias.

Conte para nós: a inspeção da sua empresa está em dia? Confira em seus arquivos e garanta o funcionamento perfeito dos seus equipamentos de proteção de queda de altura.

Veja outras postagens

Pesquisar
Categorias
Matérias