Blog

Linha de vida para caminhão post blog | Dois Dez

Linha de vida para caminhão

Qual o cenário da Linha de Vida para Caminhão no Brasil?

O setor logístico brasileiro está em plena ascensão e não deve desacelerar tão breve. Porém, junto com a expansão, aparecem novos desafios como, por exemplo, o risco de queda durante atividades de enlonamento e amarração de cargas.

Lembro quando, há não tanto tempo, fui chamado para ajudar a verificar as causas de uma fatalidade ocorrida com um ajudante que caiu de cima de uma carga relativamente baixa, de aproximadamente três metros. A reação dos usuários do sistema e dos responsáveis pela segurança era de espanto, já que não achavam possível, até aquele momento, uma fatalidade ocorrer com uma queda de tão pouca altura.

O que muitas pessoas não sabem é que a grande maioria das fatalidades com acidentes em altura ocorre justamente em atividades a cerca de 2 a 4m de distância do piso inferior. Com o recente acidente do famoso apresentador de TV, Gugu Liberato, vemos que este fato não está limitado somente aos trabalhadores do setor logístico.

Mas porque estes acidentes continuam acontecendo já que a solução é tão simples?

Para prevenir este tipo de ocorrência, a Dois Dez desenvolveu sistemas de Linha de Vida para caminhão que funcionam com trilhos rígidos e Trava-Quedas retrátil para que a queda seja contida imediatamente após o inicio da aceleração do corpo.

As vantagens de utilizar trilhos rígidos em relação ao cabo de aço são inúmeras, mas para as atividades de carga e descarga estas vantagens são ainda mais relevantes. Você pode aprender mais sobre o assunto neste link, mas, resumindo, ao utilizarmos o trilho não temos nenhuma flexão no ato da queda, diferente do cabo de aço que irá esticar e gerar uma flecha significante reduzindo muito a Zona Livre de Queda.

Como a altura de cima de uma carga é bastante reduzida, a única maneira de reter uma queda com segurança é utilizando um trilho rígido com um trava-quedas retrátil. Conheça algumas das nossas soluções clicando aqui.

Veja outras postagens

Pesquisar
Categorias
Matérias
Fale com nosso time agora.
1
Olá,
Como ficou sabendo da Dois Dez?