O melhor sistema de segurança para trabalho em altura depende necessariamente de algumas avaliações como o local de instalação, a atividade a ser exercida e a interferência na estrutura. As linhas de vida são sistemas bastante utilizados em telhados, divididas basicamente em duas versões: Linhas de Vida para Restrição de Movimento e Linhas de Vida para Contenção de Quedas. Como saber qual é a mais adequada? Vamos lá.
O principal ponto para definição entre esses dois modelos de linhas de vida é o tipo de cobertura do edifício. Se a superfície do telhado, oferece o risco de se romper, havendo assim uma possível queda do usuário através da cobertura, a Linha de Vida deve ser para contenção de quedas.
Este tipo de sistema de ancoragem deve ser dimensionado para suportar as imensas forças de impacto, que são geradas no momento da queda. Deve-se levar em consideração também o impacto gerado no trabalhador e na estrutura da cobertura, na qual a linha de vida foi fixada. Por isso a importância do equipamento possuir um sistema eficiente de absorção de impacto.
Conheça os diferenciais das Linha de Vida da Dois Dez.
Para coberturas em que não exista o risco da superfície se romper, como em lajes feitas de concreto por exemplo, o perigo em questão seria de queda pelo perímetro do edifício. Nesses casos, podemos fazer com que o talabarte que conecta o usuário à Linha de Vida seja menor que a distância até o perímetro do prédio. A restrição de movimento dentro de uma área segura torna impossível a queda do usuário.
Qualquer que seja o formato do telhado, uma das ferramentas mais poderosas na prevenção de acidentes é a Análise Preliminar de Risco (obrigatória, de acordo com a NR-35), feita por um profissional qualificado. Essa avaliação deverá considerar a estrutura e entender os riscos inerentes ao tipo de atividade exercida naquela cobertura. Desta forma, será possível escolher a Linha de Vida adequada ou ao menos informar para a empresa fabricante do sistema de ancoragem, as peculiaridades daquela atividade, para que possam oferecer a solução adequada.