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Linha de vida: sistema de trilho rígido x sistema de cabo de aço

O que é o sistema de trilho rígido para carga e descarga?

O trilho rígido é um dispositivo de ancoragem.

É empregado em linha de vida rígida horizontal permanente, com desvio de até 15° do plano horizontal em qualquer ponto de sua trajetória.

É utilizado com um trole que desliza por toda sua extensão e serve como ponto de ancoragem para fixação de trava queda retrátil.

Esse sistema proporciona maior segurança ao usuário.

Pois, permite que este fique conectado à linha de vida initerruptamente durante a execução de seu trabalho em um fator de queda próximo a zero.

Nosso sistema de trilho rígido:

  • Permite cobrir grandes distâncias entre seus apoios;
  • Pode ser reforçado e atingir uma distância de mais ou menos 10 metros;
  • Além disso, é possível conectar mais de um colaborador simultaneamente dependo do projeto.

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES DE LINHA DE VIDA PARA CAMINHÃO.

trilhos rígidosIMG_4607DSC05802

O que é o sistema de linha de vida de cabo de aço para carga e descarga?

É um dispositivo de ancoragem empregado em linha de vida flexível horizontal permanente.

Onde a linha de ancoragem não se desvia do plano horizontal por mais que 15° de uma extremidade à outra.

Sua utilização também é feita por meio de um trole que permite a conexão à linha através de trava queda retrátil.

Na maioria dos casos, nos sistemas de cabo de aço o usuário precisa se desconectar para passar de um ponto a outro da linha.

Ao se desconectar da linha, o trabalhador fica exposto a riscos de segurança.

Mas, em alguns casos, similarmente ao sistema de trilho, o sistema de cabo aço permite que o usuário permaneça conectado interruptamente durante a execução do trabalho.

linha de vida cabo de açocabp

Por que a Dois Dez considera o sistema de trilho rígido mais eficiente que o sistema de cabo de aço?

  1. Impacto da queda:

    Sistema de cabo de aço:

    A queda resulta na deformação nos pontos de fixação da linha e gera forças de impacto de em torno de 6 kN ao dispositivo de ancoragem e provoca uma flecha vertical.

    No sistema de linha de vida de cabo de aço, quando acontece uma queda as forças repassadas para às extremidades são pelo menos 300% maiores, dependendo da tensão do cabo. Ou seja, cada extremidade é submetida à uma força de pelo menos 18 kN.

    Se a tensão do cabo não for adequada, as forças de impacto geradas podem ser ainda superiores.

    Além disso, se existir “barriga” entre os vãos da linha, maiores serão as chances de o colaborador se chocar com algum objeto próximo, como a lateral do caminhão.

    Nas linhas instaladas nas tesouras de telhados, o estrago pode ser maior.

    Pois, estas não foram projetadas para receber as forças horizontais da queda. O cabo de aço é esmagado e esforçado ao limite.

    Ele e todos os componentes da linha deverão ser removidos de serviço e substituídos.

    risco de queda linha de vida

    Sistema de trilho rígido:

    Em caso de queda durante a utilização do sistema de trilho rígido, a força exercida é vertical e se dissipa ao longo do trilho.

    A estrutura onde o trilho está fixado não sofrerá danos.

    O trilho deverá ser retirado de uso e inspecionado por profissional habilitado.

    Mas, diferente do sistema de cabo de aço, ele poderá ser liberado para utilização caso o profissional assim determine, sem que seja necessária sua substituição.

    Neste caso, apenas o trava queda deverá ser substituído.

    Além disso, se o sistema de cabo de aço for utilizado por mais de uma pessoa simultaneamente e uma delas sofre uma queda, a outra sofrerá um impacto decorrente desta.

    Por outro lado, no sistema de trilho rígido, o outro colaborador não será afetado pela queda.

  2. Zona Livre de Queda

    A zona livre de queda (ZLQ) é a distância mínima aferida a partir do ponto de conexão com o dispositivo de ancoragem até o obstáculo mais próximo (ex. chão).

    Sistema de cabo de aço:

    O sistema de cabo de aço é flexível. Na queda o cabo é alongado verticalmente, conforme Figura 1.

    A ZLQ deverá considerar a distância de frenagem e a distância de extensão do trava queda para o obstáculo mais próximo.

    Totalizará cerca de 1,5 metros, em média. Na figura 1, é possível visualizar que no percurso da queda existe a possibilidade do trabalhador se chocar com obstáculos, o que o expõe a risco grave.

    Sistema de trilho rígido:

    Na queda, a estrutura do sistema não sofre nenhum tipo de deformação.

    Desse modo, a ZLQ deverá considerar apenas a distância de extensão do trava queda para o obstáculo mais próximo.

    Portanto, podemos afirmar que A ZLQ DO SISTEMA DE TRILHO É INFERIOR A ZLQ DO SISTEMA DE CABO DE AÇO.

    Veja o exemplo na Figura 2, abaixo.

    linha de vida para caminhão

  3. Utilização dos sistemas

    Trole

    Outro fator de comparação entre ambos os sistemas é a exposição do trole.

    No sistema de cabo de aço a instalação do trole é externa.

    Desse modo, o equipamento fica exposto a condições e ambientes desfavoráveis à sua boa conservação.

    Condições estas que podem afetar o seu bom funcionamento.

    Por exemplo, tornar deficiente o deslizamento do equipamento pelo cabo.

    No sistema de trilho rígido, o trole é instalado na parte interna do trilho.

    Desta maneira, fica menos exposto e melhor protegido contra ambientes e condições nocivas à manutenção de sua integridade e bom funcionamento.

    Prolongando sua vida útil.

    Trava queda

    Durante a utilização do sistema de cabo de aço, o trava queda tende a correr para o centro da linha de vida.

    Gerando uma força lateral permanente e exigindo maior esforço do colaborador para se manter estável e causando desconforto durante a execução do trabalho e perda de produtividade.

    Da mesma maneira, manobras de conexão e transferência entre os pontos intermediários da linha de vida de cabo de aço também dificultam o trabalho do usuário.

    O trilho facilita o trabalho e proporciona maior conforto ao colaborador. Pois:

    • Não são necessárias manobras de transferências;
    • O usuário permanece conectado ao trilho sem precisar se desconectar para passar de um trecho ao outro;
    • O trava queda desliza facilmente através do trilho e se mantém em um ponto diretamente acima do trabalhador, sem exercer força lateral sobre ele.

    sistema de carga e descarga

  4. Conclusão

    Por experiência própria, sabemos que muitas vezes a dificuldade em executar os trabalhos em altura faz com que o colaborador use o sistema da maneira incorreta ou até mesmo não o utilize.

    O sistema de cabo de aço está se tornando cada vez mais obsoleto, devido às vantagens que o sistema de trilho rígido proporciona.

    Financeiramente falando, o sistema de trilho rígido é considerado mais caro que o sistema de cabo de aço.

    Mas, a longo prazo, quando colocamos na equação a durabilidade dos sistemas, o trilho rígido oferece maior vantagem econômica.

    Porque comparado ao sistema de cabo de aço:

    1. Possui vida útil maior;
    2. Não precisa ser trocado após uma queda;
    3. E principalmente, garante ao trabalhador melhor usabilidade, mais segurança e ganho em produtividade.

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