O que é o sistema de trilho rígido para carga e descarga?
O trilho rígido é um dispositivo de ancoragem.
É empregado em linha de vida rígida horizontal permanente, com desvio de até 15° do plano horizontal em qualquer ponto de sua trajetória.
É utilizado com um trole que desliza por toda sua extensão e serve como ponto de ancoragem para fixação de trava queda retrátil.
Esse sistema proporciona maior segurança ao usuário.
Pois, permite que este fique conectado à linha de vida initerruptamente durante a execução de seu trabalho em um fator de queda próximo a zero.
Nosso sistema de trilho rígido:
- Permite cobrir grandes distâncias entre seus apoios;
- Pode ser reforçado e atingir uma distância de mais ou menos 10 metros;
- Além disso, é possível conectar mais de um colaborador simultaneamente dependo do projeto.
VEJA NOSSAS SOLUÇÕES DE LINHA DE VIDA PARA CAMINHÃO.
O que é o sistema de linha de vida de cabo de aço para carga e descarga?
É um dispositivo de ancoragem empregado em linha de vida flexível horizontal permanente.
Onde a linha de ancoragem não se desvia do plano horizontal por mais que 15° de uma extremidade à outra.
Sua utilização também é feita por meio de um trole que permite a conexão à linha através de trava queda retrátil.
Na maioria dos casos, nos sistemas de cabo de aço o usuário precisa se desconectar para passar de um ponto a outro da linha.
Ao se desconectar da linha, o trabalhador fica exposto a riscos de segurança.
Mas, em alguns casos, similarmente ao sistema de trilho, o sistema de cabo aço permite que o usuário permaneça conectado interruptamente durante a execução do trabalho.
Por que a Dois Dez considera o sistema de trilho rígido mais eficiente que o sistema de cabo de aço?
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Impacto da queda:
Sistema de cabo de aço:
A queda resulta na deformação nos pontos de fixação da linha e gera forças de impacto de em torno de 6 kN ao dispositivo de ancoragem e provoca uma flecha vertical.
No sistema de linha de vida de cabo de aço, quando acontece uma queda as forças repassadas para às extremidades são pelo menos 300% maiores, dependendo da tensão do cabo. Ou seja, cada extremidade é submetida à uma força de pelo menos 18 kN.
Se a tensão do cabo não for adequada, as forças de impacto geradas podem ser ainda superiores.
Além disso, se existir “barriga” entre os vãos da linha, maiores serão as chances de o colaborador se chocar com algum objeto próximo, como a lateral do caminhão.
Nas linhas instaladas nas tesouras de telhados, o estrago pode ser maior.
Pois, estas não foram projetadas para receber as forças horizontais da queda. O cabo de aço é esmagado e esforçado ao limite.
Ele e todos os componentes da linha deverão ser removidos de serviço e substituídos.
Sistema de trilho rígido:
Em caso de queda durante a utilização do sistema de trilho rígido, a força exercida é vertical e se dissipa ao longo do trilho.
A estrutura onde o trilho está fixado não sofrerá danos.
O trilho deverá ser retirado de uso e inspecionado por profissional habilitado.
Mas, diferente do sistema de cabo de aço, ele poderá ser liberado para utilização caso o profissional assim determine, sem que seja necessária sua substituição.
Neste caso, apenas o trava queda deverá ser substituído.
Além disso, se o sistema de cabo de aço for utilizado por mais de uma pessoa simultaneamente e uma delas sofre uma queda, a outra sofrerá um impacto decorrente desta.
Por outro lado, no sistema de trilho rígido, o outro colaborador não será afetado pela queda.
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Zona Livre de Queda
A zona livre de queda (ZLQ) é a distância mínima aferida a partir do ponto de conexão com o dispositivo de ancoragem até o obstáculo mais próximo (ex. chão).
Sistema de cabo de aço:
O sistema de cabo de aço é flexível. Na queda o cabo é alongado verticalmente, conforme Figura 1.
A ZLQ deverá considerar a distância de frenagem e a distância de extensão do trava queda para o obstáculo mais próximo.
Totalizará cerca de 1,5 metros, em média. Na figura 1, é possível visualizar que no percurso da queda existe a possibilidade do trabalhador se chocar com obstáculos, o que o expõe a risco grave.
Sistema de trilho rígido:
Na queda, a estrutura do sistema não sofre nenhum tipo de deformação.
Desse modo, a ZLQ deverá considerar apenas a distância de extensão do trava queda para o obstáculo mais próximo.
Portanto, podemos afirmar que A ZLQ DO SISTEMA DE TRILHO É INFERIOR A ZLQ DO SISTEMA DE CABO DE AÇO.
Veja o exemplo na Figura 2, abaixo.
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Utilização dos sistemas
Trole
Outro fator de comparação entre ambos os sistemas é a exposição do trole.
No sistema de cabo de aço a instalação do trole é externa.
Desse modo, o equipamento fica exposto a condições e ambientes desfavoráveis à sua boa conservação.
Condições estas que podem afetar o seu bom funcionamento.
Por exemplo, tornar deficiente o deslizamento do equipamento pelo cabo.
No sistema de trilho rígido, o trole é instalado na parte interna do trilho.
Desta maneira, fica menos exposto e melhor protegido contra ambientes e condições nocivas à manutenção de sua integridade e bom funcionamento.
Prolongando sua vida útil.
Trava queda
Durante a utilização do sistema de cabo de aço, o trava queda tende a correr para o centro da linha de vida.
Gerando uma força lateral permanente e exigindo maior esforço do colaborador para se manter estável e causando desconforto durante a execução do trabalho e perda de produtividade.
Da mesma maneira, manobras de conexão e transferência entre os pontos intermediários da linha de vida de cabo de aço também dificultam o trabalho do usuário.
O trilho facilita o trabalho e proporciona maior conforto ao colaborador. Pois:
- Não são necessárias manobras de transferências;
- O usuário permanece conectado ao trilho sem precisar se desconectar para passar de um trecho ao outro;
- O trava queda desliza facilmente através do trilho e se mantém em um ponto diretamente acima do trabalhador, sem exercer força lateral sobre ele.
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Conclusão
Por experiência própria, sabemos que muitas vezes a dificuldade em executar os trabalhos em altura faz com que o colaborador use o sistema da maneira incorreta ou até mesmo não o utilize.
O sistema de cabo de aço está se tornando cada vez mais obsoleto, devido às vantagens que o sistema de trilho rígido proporciona.
Financeiramente falando, o sistema de trilho rígido é considerado mais caro que o sistema de cabo de aço.
Mas, a longo prazo, quando colocamos na equação a durabilidade dos sistemas, o trilho rígido oferece maior vantagem econômica.
Porque comparado ao sistema de cabo de aço:
- Possui vida útil maior;
- Não precisa ser trocado após uma queda;
- E principalmente, garante ao trabalhador melhor usabilidade, mais segurança e ganho em produtividade.