Blog

O seu absorvedor de impacto não funciona

O seu absorvedor de impacto não funciona

A absorção de impacto na Linha de Vida é um tema muito falado recentemente. Existem diversos modelos destes dispositivos no mercado e os preços variam bastante de um para outro. Como já sabemos há muito tempo, o barato sai caro e, quando o assunto é segurança do trabalho em altura, o caro pode sair caro demais.

Mas não vamos falar sobre a qualidade dos absorvedores neste artigo. Meu objetivo é mostrar os problemas que podem ser causados quando instalamos apenas um absorvedor de impacto na extremidade de uma Linha de Vida.

Temos a ilusão de que com este equipamento a Linha de Vida passa a ser segura, e a verdade não é bem assim. Temos que lembrar primeiramente que, para ter certeza de que o absorvedor de impacto escolhido realmente funciona, ele deve ter sido ensaiado com em conjunto com o resto do sistema de proteção contra quedas em um laboratório, seguindo as diretrizes da NBR-16325. O absorvedor faz parte de um conjunto de dispositivos da Linha de Vida como o próprio cabo de aço, os grampos, olhais, postes, interface, conectores etc. Todos eles funcionam em conjunto e devem ser testados para chegarmos as seguintes informações:

– Quantas pessoas essa linha de vida suporta simultaneamente

– Qual a carga que será repassada para a interface e as ancoragens da Linha de Vida, ou seja, qual carga vai chegar na estrutura. Assim podemos verificar se a estrutura suportará os impactos gerados em uma queda

– Qual a flecha gerada na Linha de Vida, para podermos calcular a ZLQ necessária abaixo dela

Essas três informações são críticas e o absorvedor de impacto possui grande influência em todas elas.

Mas, a concepção que temos, de que um absorvedor de impacto é aquela peça que fica no final do cabo de aço e de alguma forma reduz o impacto de uma queda, é onde mora o problema.

Na Dois Dez descobrimos que tentar absorver os esforços de uma queda somente com um dispositivo no final da Linha de Vida é como tentar apagar um grande incêndio com uma mangueira. Ajuda, mas não resolve. O problema fica mais expressivo em Linhas de Vida com grandes comprimentos. Imaginem o seguinte cenário:

Esta é uma disposição comum de uma Linha de Vida. Veja que nesse caso já houve a inclusão de um absorvedor de energia. Se imaginarmos que a queda vai ocorrer no primeiro vão entre os postes do lado esquerdo, o absorvedor deve esticar completamente, dissipando boa parte do impacto como vemos agora na imagem abaixo:

O problema começa a aparecer quanto mais longe a queda ocorre de onde o absorvedor de impacto encontra-se instalado. Caso a queda ocorra na extremidade oposta, boa parte do impacto será repassada diretamente para a interface ao lado e o resto da força será dissipada através das interfaces intermediárias, que oferecem grande atrito no cabo de aço. Há uma boa chance do absorvedor nem começar a abrir.

A solução não é ter um absorvedor de cada lado. Isso pode ajudar, mas caso a queda ocorra no meio de uma linha de vida muito longa, os dois absorvedores podem deixar de exercer sua função devido ao atrito excessivo nos diversos postes intermediários.

A situação pode piorar significantemente em casos onde os instaladores optam por adicionar uma espécie de fixação suplementar nas interfaces intermediárias, fazendo com que elas se tornem principais, impedindo completamente a função do absorvedor de impacto como podemos ver na imagem abaixo. Situação comum, nesse caso encontrada dentro de uma grande multinacional:

 

Claro que há formas do sistema funcionar, mas a melhor solução que encontramos na Dois Dez foi incorporar um sistema de absorção de impacto na própria interface. Os nossos postes possuem tecnologia exclusiva que permite dissipar boa parte da energia gerada por uma queda muito antes que essa energia chegue a extremidade do cabo de aço. Dessa forma, preservamos todo o SPQ – Sistema de Proteção contra Quedas, e também a estrutura onde a Linha de Vida foi fixada. Essa solução permitiu que pudéssemos fixar nossos dispositivos de ancoragem em estruturas que jamais imaginamos serem capazes de suportar os esforços de uma queda.

Absorção de impacto para Linhas de Vida é sempre melhor na interface! Caso você esteja na dúvida se o seu fornecedor está te vendendo um sistema de qualidade, peça para ver os resultados dos ensaios laboratoriais com as quedas dinâmicas. Ao simular o peso de vários usuários caindo em diversos pontos diferentes da linha, você poderá ver exatamente como o sistema todo vai se comportar.

 

Veja outras postagens

Pesquisar
Categorias
Matérias