Blog

  • Home
  • Linha de Vida
  • Por que os sistemas e equipamentos de proteção contra quedas precisam ser inspecionados ou testados periodicamente

Por que os sistemas e equipamentos de proteção contra quedas precisam ser inspecionados ou testados periodicamente

A norma regulamentadora NR-35 exige que os sistemas de ancoragem sejam inspecionados em intervalos regulares por uma pessoa capacitada. Isso garante que seu sistema de proteção contra quedas esteja em boas condições de funcionamento, protegendo os trabalhadores que dependem dele para o trabalho em altura.

Pense nisso. Você ficaria feliz em se prender a um sistema de proteção contra quedas que não foi inspecionado nos últimos anos?

Como você pode ter certeza de que seu sistema está seguro para uso?

As pessoas precisarão acessar, por exemplo, seu telhado por vários motivos durante o ano. Isso pode ser para manter unidades de ar-condicionado no telhado, consertar uma calha com vazamento ou limpar a fachada usando um sistema de ancoragem. Seja qual for o motivo, você deve certificar-se de que o sistema de segurança que você possui irá funcionar como deveria. Isso significa tê-lo inspecionado por uma pessoa capacitada e em conformidade com a norma ABNT NBR 16325.

A própria NR-35 determina que você tenha seu sistema de ancoragem inspecionado pelo menos uma vez a cada 12 meses. Mas a frequência irá variar de acordo com o tipo de sistema, com que frequência você o usa, o ambiente e as instruções do fabricante. Por exemplo, se você usa regularmente um equipamento em um ambiente hostil, como em um local marítimo, ele precisará ser inspecionado com mais frequência do que um que você usa no centro da cidade, apenas uma ou duas vezes por ano.

 

Como os sistemas de ancoragem podem se tornar inseguros e não conformes?

Os sistemas de ancoragem são instalados de acordo com padrões específicos e para áreas e/ou tarefas particulares. Mas, com o tempo, os sistemas podem sofrer danos; os componentes podem começar a sofrer desgastes. É por isso que você precisa garantir a funcionalidade através das inspeções.

Linhas de Vida

As linhas de vida horizontais são constituídas de pontos principais, intermediários, absorvedor de impacto e tensionador/indicador de tensão, juntamente com seus acessórios como cabo, presilhas e sapatilhas. Cada um deles deve estar em boas condições de funcionamento para garantir a segurança contínua. Se apenas uma parte do sistema for danificada, todo o sistema será comprometido, colocando a pessoa que o utiliza em perigo. Por exemplo, os suportes podem se soltar com o tempo ou até mesmo ser instalados incorretamente. O absorvedor do sistema pode ter sido acionado, ou o cabo de aço pode estar danificado ou torcido. Quando houver fixações em concreto, estas devem ser submetidas a ensaios de tração. O profissional legalmente habilitado deve verificar toda a documentação de entrega técnica, como projeto, cálculo da zona livre de queda, ensaio e memorial de cálculo.

Olhais de Ancoragem

Como tendem a ser utilizados para limpeza de fachadas externas e acesso para manutenção, eles devem ser seguros para uso sempre. O teste e a inspeção dos olhais devem ser realizados a cada 12 meses, ou conforme orientação do fabricante. As inspeções identificarão quaisquer danos estruturais ou rachaduras na área ao redor e sinais de corrosão. Elas também verificarão a marcação correta do olhal. Lembrando que a documentação técnica também deve ser verificada, como por exemplo projeto, relatório de ensaio de tração, relatório de ensaio do dispositivo.

Quem pode realizar a inspeção?

Todos os que usam seus sistemas devem ser treinados sobre o uso correto e como inspecionar o equipamento antes do uso, esta inspeção é chamada de rotineira ou pré uso. Porém, quando se trata de inspeções periódicas e detalhados, é essencial que você garanta que quem estiver conduzindo a inspeção seja qualificado. Eles devem ter conhecimento sobre o tipo específico do sistema de ancoragem que você está usando e em muitos casos devem ser treinados pelo fabricante do equipamento. Eles também devem estar familiarizados com a norma NBR16325 e as instruções do fabricante, incluindo os requisitos de inspeção específicos. Isso inclui inspeções visuais, testes de carga, revisão do Arquivo Técnico do Sistema e cálculos. Uma pessoa capacitada deve ser capaz de avaliar o equipamento e realizar inspeções completas e precisas. Ela também pode garantir que quaisquer reparos ou manutenções necessárias sejam realizados.

A inspeção regular dos equipamentos de proteção contra quedas é fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro e reduzir os riscos de quedas em altura. Se você tiver alguma dúvida ou quiser discutir a inspeção de seus sistemas, a Dois Dez está aqui para ajudar.

Sua responsabilidade em fornecer um ambiente de trabalho seguro não significa apenas instalar estes sistemas. Uma vez instalado o equipamento, deve ser inspecionado pelo menos uma vez por ano de forma detalhada por uma empresa/pessoa capacitada e todos aqueles que utilizam o sistema devem ter o nível adequado de instrução, supervisão e treinamento.

Ligue e agende sua inspeção com a Dois Dez pelo link:

https://doisdez.com.br/inspecao-de-dispositivos-de-ancoragem/

Veja outras postagens

Pesquisar
Categorias
Matérias