É extremamente importante que o usuário de sistemas de proteção de queda saiba utilizar corretamente os equipamentos. Este é um assunto que deve ser levado muito a sério. Pois, a má utilização dos equipamentos de proteção diminui ou elimina a funcionalidade e eficácia desses. Colocando assim, a vida do usuário em risco.
Neste post abordaremos a utilização correta do talabarte de segurança para proteção de queda.
O uso incorreto do talabarte pode fazer com que o absorvedor de impacto não se abra por completo em caso de queda.
Abaixo separamos algumas situações que mostram formas incorretas de utilização e a maneira mais indicada de uso.
Para passar através de um ponto intermediário da linha de vida, o usuário nunca deve desconectar os dois mosquetões do talabarte ao mesmo tempo. Ele deve primeiro passar através de um ponto e conectar um dos mosquetões novamente e depois repetir o mesmo com o segundo mosquetão.
Vale ressaltar que dentro de sistema de retenção de queda o talabarte de segurança deve possuir absorvedor de energia e deve ser utilizado em conjunto com um cinturão de segurança tipo paraquedista para trabalho em altura! Para a conexão entre o talabarte e o cinturão, somente deverão ser utilizados os elementos de engate indicados pelo fabricante.
É imprescindível que medidas apropriadas de proteção de quedas sejam implementadas, verificando sempre as necessidades e situações particulares do trabalho a ser desempenhado.
Este post é apenas um informativo simplificado. É sempre mandatório verificar informações de uso e limites do seu talabarte com o fabricante.