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Linha de vida para trabalho em altura 10 fatores importantes

Linha de vida para trabalho em altura: 10 fatores importantes

A linha de vida para trabalho em altura é uma das soluções mais buscadas pelas empresas para proteger e garantir a segurança do trabalhador exposto ao risco de queda.

A Dois Dez conta com anos de experiência na fabricação, fornecimento e instalação de diversos sistemas para trabalho em altura. Somos especialistas em linha de vida e desenvolvemos este artigo para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre esse sistema de ancoragem.

Linha de vida para trabalho em altura: o que é

Trata-se de um de sistema de proteção coletiva contra queda (SPCQ) para trabalho em altura. O trabalhador, quando executando atividade de risco deve estar conectado initerruptamente a esse sistema.

A composição da linha de vida depende do tipo. Um sistema de ancoragem de trilho rígido é uma linha de vida. No entanto, comumente o termo é associado ao sistema montado com postes e cabos de aço. Nesse caso, colocando de forma simples, a linha de vida consiste em sistema de cabo de aço fixados a dois ou mais pontos da estrutura ou ancoragens estruturais através de elementos e dispositivos de ancoragem como postes, olhais, suportes, entre outros.

Vale ressaltar que, embora, este sistema seja predominantemente voltado para retenção de queda, ele não dispensa a utilização de outros equipamentos de segurança individuais como, por exemplo, cinturão de segurança tipo paraquedista e talabarte, entre outros.

Por que a empresa deve instalar linha de vida?

É comum que empresas tenham em algum momento a necessidade de realizar atividades que impliquem acesso a locais altos como telhados e escadas. Na maioria dos casos o acesso ao telhado resulta da demanda por manutenção, limpeza, instalação, ou até mesmo uma fiscalização de rotina.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, 40% dos acidentes no ambiente de trabalho são ocasionados por quedas.

É recomendável que medidas sejam tomadas para que os colaboradores não sejam expostos a esse risco. No entanto, em situações cujo trabalho em altura seja inevitável, o Ministério do Trabalho, através da NR 35 determina que as empresas possuam sistemas de ancoragem para garantir a segurança do trabalhador.

Quais são os tipos de linha de vida para trabalho em altura

A linha de vida pode ser horizontal, vertical, flexível ou rígida. Ainda, sua instalação pode ser:

  1. Permanente, o que significa que a linha é instalada em local específico sem a finalidade de ser removida a curto prazo;
  2. Temporária (móvel), cuja instalação pode ser realizada em diversos locais que estejam aptos à sua instalação e que tem a finalidade de ser removida a curto prazo.

Quais normas regulamentam a linha de vida?

As linhas de vida devem estar em conformidade com os requisitos da ABNT NBR 16325 – Proteção contra quedas de altura. Mas, deve-se observar em conjunto as determinações do Anexo II da NR 35 e a NR 18 (18.13 – Medidas de proteção contra quedas de altura).

Entenda a NBR 16325

Linha de vida tem CA (Certificado de Aprovação)

Linha de vida não tem CA. O CA do Inmetro aplica-se somente aos equipamentos de proteção individuais (EPI) para trabalho em altura.

Linha de vida possui alguma certificação no Brasil?

Não existem certificação no Brasil para a Linha de Vida. O Anexo II da NR 35, cita a necessidade de certificação dos dispositivos de ancoragem e os fabricantes podem alegar que seus equipamentos são certificados. Mas, essa informação não é 100% verdadeira.

Em 2014, foi publicada a norma ABNT NBR 16325 partes 1 e 2. Essa norma especifica os requisitos e os métodos de ensaio dos dispositivos de ancoragem. Assim como a Dois Dez, alguns fabricantes sérios testam suas ancoragens conforme a metodologia dessa Norma.

Os testes podem ser realizados em laboratórios acreditados ou até mesmo em laboratórios dentro das empresas. Caso os resultados obtidos estejam de acordo com o esperado em
Norma, pode se considerar que o dispositivo atende a NBR e que é fabricado em conformidade com ela. Mas, isso não significa que ele é certificado.

No Brasil, ainda não existe certificação para os dispositivos de ancoragem. No entanto, é obrigatório (NR 35) que os dispositivos atendam integralmente todas as diretrizes da NBR
16325. Informe-se! Pergunte ao seu fornecedor se os produtos que ele oferece atendem às Normas.

Com segurança não se brinca!

Por que a empresa não deve fabricar e instalar a linha de vida por conta própria?

Como vimos neste post, uma linha de vida envolve procedimentos mais complexos que a simples instalação de cabos e pilaretes. É preciso conhecer os materiais, as especificações técnicas, as
cargas repassadas às estruturas e ao trabalhador em caso de queda, além de conceitos como fator de queda, zona livre de queda, entre outros.

Além disso, é imperativa a conformidade da linha de vida e seus componentes com a legislação vigente. Sua instalação deve ser realizada por profissionais capacitados. E ainda, deverá ser
identificada através da ART, a responsabilidade técnica pelo serviços prestados. Esta só pode ser conferida por um profissional legalmente habilitado.

Estes aspectos dificultam que empresas instalem e fabriquem produtos por conta própria, sem os devidos ensaios, processos de controle de fabricação e instalação.

Como saber se a estrutura do telhado vai suportar uma queda com a linha de vida?

Antes de iniciar a instalação da linha de vida é necessário analisar se a estrutura à qual ela será fixada suportará os esforços resultantes de uma queda. Os cálculos devem ser realizados por
profissional legalmente habilitado.

O fornecedor da linha de vida deve aprovisionar um memorial de cálculo que verifique a aplicabilidade do sistema de linha de vida e a resistência dos materiais nela utilizados. No entanto, é o profissional legalmente habilitado responsável pela obra (prédio) quem deve elaborar o memorial de cálculo da estrutura e atestar se ela suportará os reforços repassados pela linha de vida caso ocorra uma queda.

Ambos os memoriais devem obedecer às normas técnicas nacionais vigentes e à bibliografia técnica específica.

Inspeção da linha de vida deve ser feita a cada 12 meses: verdade ou mito?

As normas determinam que a linha de vida seja inspecionada antes da primeira utilização e periodicamente pelo menos uma vez a cada 12 meses. A inspeção periódica deverá ser realizada conforme as normas regulamentadoras e técnicas aplicáveis. Além de seguir as instruções do fabricante do sistema.

Ela pode ser realizada pela própria empresa, pelo fabricante ou outro profissional desde que capacitados para isso. No entanto, é importante observar as condições de garantia do sistema. O fornecedor pode vincular o serviço de inspeção à extensão da garantia. Isso porque, sem que faça a inspeção pessoalmente, o fornecedor não pode ratificar em quais condições se encontram o sistema e seus componentes.

Além disso, é imprescindível que a linha seja inspecionada SEMPRE antes do uso e que se mantenham registros das inspeções.

Como fazer o orçamento para instalação de linha de vida para trabalho em altura?

É muito importante que a empresa busque no mercado empresa especialista na fabricação e instalação de linha de vida e que ofereça soluções personalizados para atender a necessidade.

Para a elaboração de um orçamento é preciso que sejam encaminhadas:

  1. Endereço da empresa ou obra, fotos e as plantas dos locais de instalação, telhados e/ou coberturas dos edifícios, entre outros;
  2. As plantas devem ilustrar o tipo de estrutura de suporte do telhado, laje ou último pavimento;
  3. Todo o sistema de linha de vida precisa ser fixado diretamente a componentes estruturais do edifício. Salvo poucas exceções como telhas de ferro com espessura igual ou superior a 0.5mm.
  4. Convém que já informe onde as linhas deverão ser instaladas – perímetro do edifício, cumeeira etc. Caso não tenhas essas informações, a equipe de inspeção fara o dimensionamento do sistema de prevenção de quedas;
  5. Além dessas informações, é preciso o envio de todas as informações cadastrais da empresa.

Após recebimento das plantas à consecução do projeto, elaboraremos um croqui do sistema para sua prévia aprovação e em seguida um orçamento é encaminhado.

Esperamos que este artigo possa te ajudar a entender mais sobre nosso negócio e como nossa empresa pode te ajudar a solucionar seus problemas. Ainda tem dúvidas? Converse com um de nossos consultores. Trabalho em altura é coisa séria! Confie a vida da sua equipe a quem realmente entende do assunto!

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Olá,
Como ficou sabendo da Dois Dez?